a2s - logo 1.png
02a.png
02b.png
02.png
01c.png
Sem título.png

PATOLOGIAS  CONSTRUTIVAS

O laudo de patologias construtivas compreende a análise meticulosa de eventuais falhas, anomalias e desgastes, determinando a sua origem provável.

A estabilidade e a durabilidade das edificações e infraestruturas. Essas falhas construtivas podem ocorrer por diversos motivos, como erros de projeto, execução inadequada, escolha inadequada de materiais, falta de manutenção e fatores externos, como desastres naturais.

 

Essas falhas construtivas podem ter consequências graves, como desabamentos, comprometimento da segurança dos ocupantes, desvalorização do imóvel e gastos excessivos com reparos e manutenção. Por isso, é importante adotar medidas preventivas e corretivas para identificar, diagnosticar e tratar as patologias construtivas de forma efetiva, a fim de garantir a segurança e a durabilidade das edificações e infraestruturas.

 

Patologias na construção civil são caracterizadas por falhas que surgem em determinadas partes da estrutura de uma edificação. Quando uma construção não atende adequadamente uma ou mais funções para as quais foi projetada, ela é considerada patológica. Portanto, o reparo desses problemas tem como objetivo restabelecer essas funções.

 

É necessário realizar uma análise minuciosa que busca identificar as causas, sintomas e consequências desses danos na construção civil.

 

Esse processo inclui o diagnóstico e a emissão de diversos tipos de laudos, como Laudos Técnicos de Danos Construtivos, Laudos de Constatação, Laudos de Vizinhança e Laudos de Inspeção Predial.

 

A análise dessas patologias e danos construtivos busca determinar se o problema se originou a partir do projeto, execução, operação, uso ou manutenção inadequada. Esse processo é fundamental para identificar as causas raiz das patologias e direcionar as ações de correção e prevenção adequadas.

 

As empresas de engenharia disponibilizam o serviço de análise e emissão de laudos, que se baseia em informações detalhadas do projeto de engenharia e pode ser complementado por testes e ensaios específicos para estruturas, fundações, revestimentos, entre outros aspectos. 

 

A elaboração dos laudos é acompanhada de uma documentação fotográfica completa e sua estruturação segue rigorosamente as especificações técnicas exigidas para garantir a máxima precisão.

As anomalias podem ser classificadas em:

• Endógena: Originaria da própria edificação (projeto, materiais e execução).

• Exógena: Originaria de fatores externos a edificação, provocados por terceiros.

• Natural: Originaria de fenômenos da natureza (previsíveis, imprevisíveis).

• Funcional: Originaria do uso.

 

Os tipos mais recorrentes de patologias na construção civil são causados por:

 

• falhas na elaboração do projeto;

• qualidade ruim dos materiais utilizados;

• aplicação de material diferente do que foi especificado;

• erros na execução das atividades;

• falta ou deficiência na manutenção.